Quer viver 100 anos? Descubra os segredos de Acciaroli

Quer viver 100 anos? Descubra os segredos de Acciaroli

Quer viver 100 anos? Descubra os segredos de Acciaroli

Saiba o segredo da longevidade de um local onde 10% da população possui acima dos 100 anos.

Já não é novidade que estamos vivendo cada vez mais, em todos os países. A expectativa de vida, que era de menos de 40 anos há cerca de 1 século, agora ronda o dobro disso.

Mas há um vilarejo, localizado ao sul de Nápoles na Itália, que vem surpreendendo cientistas e jornalistas: Acciaroli, onde 10% da população possui mais de 100 anos de idade. E o curioso é que muitos chegaram até essa idade desprezando algumas das regras mais conhecidas da longevidade: tomam muito sol, alguns foram fumantes e apesar de não serem gordos, alguns cultivam uma barriguinha de quem não dispensa o prazer da boa mesa.

Mas qual seria então o segredo da longevidade desses centenários?

Segundo Alexandre Correa Lima, professor da FGV e especialista em Economia da Longevidade, os estudos ainda não são conclusivos, até mesmo porque se trata de uma amostra ainda diminuta, mas uma pesquisa conduzida pela Universidade La Sapienza de Roma em conjunto com a Universidade da Califórnia em San Diego dá algumas pistas interessantes:

“Os centenários de Acciaroli sempre levaram uma vida muito ativa, seja por conta de atividades profissionais mais artesanais, como pesca e agricultura, ou mesmo subindo e descendo as ruas íngremes do vilarejo. A alimentação parece ser outro traço distintivo deles, que comem muitos peixes, azeite, produtos frescos e orgânicos, cultivados pela própria comunidade, ou seja, a já famosa dieta mediterrânea. Aliás, comida é uma obsessão na Itália, eles levam esse assunto a sério, é algo próximo de uma arte mesmo”.

Mas se você está achando a receita da longevidade de Acciaroli um bocado convencional, é melhor esperar um pouco, porque existem pelo menos dois ingredientes bastante inusitados que os pesquisadores descobriram:

“Além da dieta mediterrânea, eles usam uma pequena dose de alecrim em quase tudo que comem. Não é possível afirmar qual o papel exato do alecrim nessa receita da longevidade, mas é possível que exerça alguma influência. E por fim, a revelação mais surpreendente: os pesquisadores descobriram que os centenários de Acciaroli possuem uma vida sexual ativa, com um padrão de atividade muito acima do que se poderia imaginar nesse estágio da vida”.

Ninguém sabe ainda qual o segredo exato da longevidade dos centenários italianos de Acciaroli, mas se os estudos iniciais estiverem certos, há boas chances de que peixes, azeite, frutas frescas, alecrim e sexo, façam parte dessa receita. Não custa tentar… 😉

Para quem quiser saber mais sobre a Economia da Longevidade, o pesquisador, escritor e palestrante Alexandre Correa Lima mantém um site na internet dedicado ao tema (www.revolucaoprateada.com.br) e um canal exclusivo no YouTube onde aborda temas relacionados a Longevidade. Vida longa ao canal!

>> Essa matéria com referência ao Palestrante Alexandre Correa Lima e à Revolução Prateada foi publicada no Portal Negócios em Foco. <<

Deixe um comentário