Profissional do futuro terá múltiplas carreiras, afirma consultor

Profissional do futuro terá múltiplas carreiras, afirma consultor

Profissional do futuro terá múltiplas carreiras, afirma consultor

Profissional do futuro terá múltiplas carreiras. Revolução tecnológica e longevidade serão a causa das mudanças

Quando você concluiu seus estudos?

Quase todo mundo já deve ter ouvido essa frase. Mas ela será cada vez menos ouvida, porque brevemente não fará nenhum sentido “concluir os estudos”.

Quem afirma é o palestrante e professor da FGV, Alexandre Correa Lima.

Segundo ele, com as mudanças pelas quais o mundo vem passando, os profissionais terão que assumir uma nova postura frente à própria carreira.

“Muita gente fala que os empregos vão desaparecer no futuro. Mas isso é uma meia verdade. Muitos empregos vão desaparecer e muitos outros irão surgir. O emprego vai se metamorfosear, adquirir contornos e dinâmicas muito diferentes das que nos acostumamos até aqui”.

Um estudo recente do Banco Mundial afirmou que quase 70% dos empregos na área de Tecnologia na Índia estarão ameaçados por conta de avanços em processos de automação e inteligência artificial.

Estamos adentrando uma era em que a velocidade da mudança será maior do que a nossa capacidade natural de nos adaptar. Como a tecnologia vai mudar os negócios, os processos e as empresas, isso vai mudando a face do emprego também. No futuro os profissionais serão cada vez mais versáteis e solucionadores de problemas. Como a tecnologia vai extinguir profissões e criar outras novas, a capacidade de se reinventar e aprender novas habilidades será fundamental.

“Temos dois grandes vetores de mudanças que vão impactar o mercado de trabalho: o primeiro e mais óbvio é a tecnologia. E o segundo é a Revolução da Longevidade. Viveremos cada vez mais e com mais qualidade de vida, e com isso nossa vida laboral terá uma amplitude muito maior. Será possível, ou talvez até necessário, ter várias profissões ao longo da vida. Seremos eternos aprendizes, porque num mundo em que tudo muda, é o conhecimento que nos mantém relevantes”, afirma Alexandre, que é fundador do portal Revolução Prateada, destinado a divulgar a Economia da Longevidade.

Pra quem acha o futuro do emprego ameaçador e distópico como um filme de ficção científica, Alexandre Correa Lima tem uma visão um pouco diferente:

“Por mais receios que tenhamos das mudanças que vem acontecendo, na média a Humanidade nunca teve uma vida tão abundante e confortável quanto agora. No futuro encontraremos respostas para as perguntas que ainda não sabemos responder. E ao vivermos cada vez mais, abriremos uma oportunidade que nunca tivemos, que é viver várias vidas dentro da mesma vida”.

Para quem quiser conhecer mais o trabalho do palestrante pode acessar seu canal no YouTube  ou então o site da Revolução Prateada.

Deixe um comentário